Antes de começar esta conversa, vale lembrar que o organismo de cada pessoa reage de forma diferente para cada tipo de alimento. Antes de seguir qualquer dieta ou mudança na alimentação, recomendamos que você consulte um nutricionista. Abaixo, listaremos algumas dicas básicas para começar a consumir alimentos mais naturais.

 

Menos industrializados

A oferta de alimentos industrializados e processados tem aumentado cada vez mais. Com a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos optando por eles, mas esse consumo constante pode nos trazer alguns problemas a longo prazo.

De modo geral, eles são pobres em nutrientes, possuem inúmeros conservantes, além de corantes, aromatizantes, antioxidantes e vários outros produtos químicos.

 

Pare um pouco, respire fundo

Os alimentos industrializados são uma alternativa para quem não tem tempo para se alimentar bem. Então, com essa pequena dica, você já começa a eliminar dois problemas juntos! Primeiro, programe-se para fazer uma refeição sem pressa. Escolher os alimentos do seu prato com calma, comer devagar e aproveitar o seu horário de almoço vai fazer a diferença para a sua saúde. E em segundo, use esse tempo para você (seja se alimentando bem, seja não se estressando com outros assuntos). Aos poucos, você vai perceber como estas duas atitudes simples podem trazer tantos benefícios.

 

Alimente-se mais e melhor!

Um prato com alimentos naturais costuma ter um valor energético bem alto, o que faz com que você consuma vários tipos de vitaminas e minerais em uma única refeição. Ou seja, você come menos em quantidade, porém acaba se alimentando melhor (o que te dá a impressão de que comeu mais do que está acostumado). Uma regrinha básica para um prato balanceado é deixá-lo bem colorido, se possível com muitos legumes, verduras e outras folhas.

 

Substitua sempre que possível

O que não falta são opções de alimentos. Podemos substituir quase tudo o que consumimos por opções mais nutritivas, menos processadas e mais naturais! Sempre que possível, prefira o arroz e massas integrais; para as proteínas, o feijão, grão de bico, soja e quinoa são ótimas opções; de gordura saudável temos o abacate, castanha e nozes; e, se estiver sentindo falta de algo mais doce, pode ir nas frutas que, além de açúcares, também são uma grande fonte de vitaminas.

 

Já bebeu água hoje?

E por último, mas não menos importante, beba muita água! Tente diminuir o refrigerante, a cerveja e os sucos industrializados e dê preferência para se hidratar com água ou um suco natural. Uma dica prática é deixar uma garrafinha na mesa de trabalho. Fora isso, existem alguns apps de smartphone que te lembram de beber água periodicamente ou até programar o despertador do celular para tocar várias vezes ao dia.

 

Com estes conselhos esperamos que você consiga começar a se alimentar com mais qualidade e mudar o seu estilo de vida para melhor! E se quiser continuar conversando sobre assuntos para viver melhor, não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras