Mindfulness e os benefícios dessa prática no dia a dia

Todas as pessoas que possuem uma rotina ativa tendem a ter uma mente acelerada. Acordamos, olhamos as notificações no celular e, em modo automático, damos início a uma série de atividades quase obrigatórias. Tomar café, tirar o lixo, levar o cachorro para um passeio, dar banho nos filhos, levá-los na escola, trabalhar. E a lista não para. Quase toda a tarefa acaba nos levando imediatamente para outra em nossa mente, que mal consegue se concentrar no agora – somos uma sucessão de afazeres e, até encostarmos nossa cabeça no travesseiro, cumprimos item a item. Nesse contexto, esvaziar a mente e se concentrar no que está vivendo agora parece impossível, mas já existem estudos que comprovam além de possível, essa prática é fundamental para a prevenção de doenças físicas e mentais.

O termo hoje pode ser visto em muitos contextos, mas o chamado Mindfulness – também conhecido como atenção plena – é uma série de programas de exercícios para o cérebro criado pelo biólogo americano Jon Kabat-Zinn, na década de 70, a partir de técnicas orientais de meditação. Ele testou seu método em pacientes que sentiam dores físicas e não viam efeito nos medicamentos convencionais e, surpresa: o alívio veio rápido. O Mindfulness é uma técnica complexa, mas é possível aplicar pequenos passos no nosso dia-a-dia. Conhecendo e escutando nossa essência, conseguimos ter melhores respostas a problemas e situações, inclusive físicas. Vamos começar hoje mesmo a nos conectar com o aqui e agora?

 

1 – Coma de forma consciente

mind02
Explore cada refeição de forma que todos os seus sentidos fiquem focados no simples processo de comer. Deixe as mensagens no celular e seu programa de TV favorito para outro momento.

 

2 – Faça pequenas pausas

Ao longo do dia, pare tudo o que estiver fazendo e concentre-se na sua respiração. Muitas ideias virão a sua mente, mas esforce-se para se focar apenas no ar entrando e saindo, de forma mais tranquila possível. Você voltará as suas atividades muito mais focado.

 

3 – Escreva e-mails fora do piloto automático

 

mind03
A troca de e-mails é um hábito tão corriqueiro na vida corporativa que, muitas vezes, não damos a atenção devida a determinados assuntos – ou às vezes nos arrependemos do que escrevemos. Escreva, releia e encontre maneiras suaves de passar as mensagens que simplificamos ou respondemos rispidamente puramente para tentar economizar tempo.


4 – Use as “pausas obrigatórias” a seu favor

Por vezes somos forçados a parar no nosso dia-a-dia, seja em um sinal vermelho no trânsito, na fila do banco ou quando aguardamos uma consulta médica. Use essas oportunidades para fazer um “check up” em suas sensações, relaxando os músculos e dando atenção aos seus sinais vitais.


5 – Dirija e movimente-se de forma consciente

 

mind04
Dirija com o rádio desligado e permita-se ouvir os sons ao seu redor, colocando-se 100% nessa experiência. Nos transportes públicos preste atenção no seu próprio corpo, na tensão muscular, na sensação de equilíbrio, em sua respiração ou naquilo que te rodeia (paisagem, sons e cheiros, por exemplo).

6 – Use sua mão não dominante

Quer prestar atenção em uma tarefa? Torne ela não usual para o seu corpo. Dificilmente entraremos no “piloto automático” utilizando nossa mão não dominante e nos concentraremos exclusivamente a executar da melhor forma algo simples, como escovar os dentes, por exemplo.

Quer saber mais sobre estilo de vida? Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.