Você sabe o que é um “tototó”? Esse simpático nome se refere às embarcações de madeira movidas a motor, cujo som característico acabou por batizá-las. Por muito tempo, os ‘tototós’ eram a única forma de se chegar à Ilha de Santa Luzia (Barra dos Coqueiros) partindo da capital por meio do Rio Sergipe. Dezenas de embarcações faziam essa travessia, que era a mais popular, tanto por conta do preço, como pela rapidez. No entanto, com a criação da ponte Aracaju/ Barra em 2016, as embarcações de madeira perderam espaço para o transporte terrestre e, dessa forma, o meio de transporte estava fadado a desaparecer e dar lugar aos avanços tecnológicos locais.

Um grupo de canoeiros, por intermédio de um projeto proposto pela Fundação Alphaville, buscou soluções para fortalecer novamente o meio de transporte na região, ressaltando sua relevância histórica, cultural e turística, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o IPHAN, o Instituto Banese e o Museu da Gente Sergipana. Dessa maneira, as embarcações foram revitalizadas e um evento foi organizado para promover as embarcações e os outros grupos produtivos e culturais de Barra dos Coqueiros, transformando o que antes era apenas funcional para população em atração turística.  Hoje, essas embarcações de nome simpático seguem seu caminho pelas águas do rio com um grupo de canoeiros fortalecidos e preparados para contar sua história a todos os visitantes, a sobrevivência da sua tradição.

A Fundação Alphaville, juntamente com os moradores locais, impactou 25 mil moradores, capacitou 48 canoeiros e desenvolveu um total de 4 ações no local.

Essas e outras informações sobre os projetos da Fundação Alphaville você pode encontrar acessando o nosso blog. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha. Para saber mais sobre a Fundação Alphaville, acesse: www.fundacaoalphaville.org.br.