A escolha da profissão é sempre um período conturbado da vida adulta. Além de uma mudança total de cenário – da educação do Ensino Médio para a inserção em uma Universidade – os jovens, por não terem conhecimento do mercado de trabalho, acabam escolhendo uma carreira apenas baseada em seus gostos pessoais, sem se dar conta de como é a rotina da nossa profissão.

Pensando em facilitar e orientar a escolha dos futuros profissionais que, porventura, possam fazer parte do grupo de colaboradores da Alphaville Urbanismo, fizemos aos nossos especialistas a seguinte pergunta: como é ser arquiteto e urbanista? O que mudou no universo da arquitetura do período em que vocês eram apenas estudantes e estagiários para o momento em que se tornaram profissionais efetivados?

 

Otávio Medeiros, 23 anos – Analista de Projetos Urbanísticos I
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

“Atualmente entendo que é de extrema importância mantermos os dois lados muito ativos em nossas vidas: o profissional, onde mantemos o nosso pé no chão para tornar nosso trabalho viável e exequível, e também o lado estudante, mesmo depois de formado, onde temos a oportunidade de continuar experimentando e aprendendo coisas novas.

Quando um de seus pés ainda está na faculdade a conexão com o mundo da arquitetura ocorre de uma maneira muito mais natural, pois lá é o lugar da experimentação, do aprender com o trabalho dos colegas, do compartilhar ideias, da imersão teórica, do estudo do que já foi produzido e do que está sendo produzido, é o lugar em que a única limitação para criação é a lapiseira e o papel. É neste universo que o estudante de arquitetura passa cinco anos vivendo intensamente e aprendendo muito. Após o fim da graduação, o acesso a este mundo deixa de ser algo automático, pois este universo passa a não fazer mais parte do nosso dia-a-dia.

O que a faculdade não proporciona é a experiência de trabalhar em algo que um dia realmente será construído, em um projeto que não basta apenas possuir bons espaços, mas também precisa ser viável do ponto de vista financeiro, mercadológico, jurídico e etc. Este com certeza foi o principal fato responsável pela minha mudança de percepção sobre o papel do arquiteto na sociedade, porém, no meu caso, esta mudança não ocorreu de uma hora para outra, foi ocorrendo aos poucos, desde que tive minha primeira experiência como estagiário.”

 

Ana Cristina Bernardo, 26 anos – Analista de Negócios
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes

Ser arquiteto e urbanista é um desafio de poder planejar e projetar espaços de uma sociedade em constante desenvolvimento e transformação.

Ao me tornar profissional na Alphaville Urbanismo pude ampliar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a faculdade, e além disso, contribuir ativamente para a formação de espaços diferenciados e em harmonia com seu entorno.”

 

Juliana Ikeda, 27 anos – Analista de Negócios I
Graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho e em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Belas Artes

“Enquanto estagiária a principal função é estudar, observar e dar suporte à equipe de trabalho da melhor forma possível, auxiliando sempre com o objetivo de atingir os resultados esperados. É nesta ocasião que se tem a pretensão de adquirir não só conhecimentos teóricos, mas também começar a utilizar a prática, e, através desses conhecimentos é que adquirimos condições para evoluir profissionalmente.

A principal diferença entre ser estagiária e efetivada é o grau de responsabilidade e a complexidade dos assuntos tratados.  

O nível de exigência é outro, porém diretamente proporcional aos desafios, aprendizados e oportunidades. Hoje, como profissional, arquiteta e urbanista, a relação entre a teoria e a prática é muito mais frequente e clara, fazendo com que entendamos o nosso propósito e papel aqui na empresa.”

E você? Como se sente em relação ao mercado de trabalho que está inserido e quais são suas expectativas? Esperamos que esses depoimentos auxiliem você, seus filhos, amigos e todos os jovens profissionais a buscar sempre novos caminhos, desafios e a esclarecer suas dúvidas ao longo da carreira. Na Alphaville Urbanismo, lidamos com diferentes pessoas e é exatamente essa pluralidade que faz dos nossos projetos verdadeiros sucessos. Para nós, é fundamental trazer satisfação profissional e pessoal para todos os colaboradores. Continue nos acompanhando!

Saiba tudo sobre os nossos empreendimentos, dicas de decoração, construção e estilo de vida em nossas redes. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha. Para saber mais sobre a Fundação Alphaville, acesse: www.fundacaoalphaville.org.br.