Os Curitibanos certamente já devem ter ouvido falar de Jaime Lerner – e os entusiastas da arquitetura e do urbanismo também. Quando falamos do planejamento de grandes e complexas cidades, Lerner é um dos nomes mais conhecidos do mundo. Nascido em 1937, Lerner é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná. Por três vezes foi prefeito da cidade de Curitiba e um dos responsáveis por todas as melhorias urbanas que fizeram da cidade referência em planejamento urbano, principalmente em transportes, meio ambiente, cultura e programas sociais.

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

 

Lerner também foi por duas vezes governador do Estado do Paraná, e implantou uma diferenciada política de industrialização, modernização e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida tanto nas áreas urbanas como rurais, recebendo inclusive o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990). A carreira de Jaime Lerner como urbanista, entretanto, não se deu apenas politicamente.

Foi responsável por diferentes planos urbanísticos pelo Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju e Natal e também atuou como consultor internacionalmente em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Shangai (China), Havana (Cuba) e Seul (Coréia do Sul), atuando também em alguns projetos para a ONU.

Lerner foi professor no Brasil e em diferentes locais do mundo, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos – UIA e desde 2003, preside a empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, que oferece novas visões e para as cidades, tanto para o poder público como para a iniciativa privada. Esse ano, Lerner ocupa o segundo lugar em uma lista dos  organizada pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen — o único do país a figurar na lista. O primeiro lugar foi concedido à norte-americana Jane Jacobs, urbanista renomada e autora do livro “Morte e vida das grandes cidades”, que redefiniu a forma com que se estudava o urbanismo e se via o avanço modernista nas cidades na década de 1960.

No blog da Alphaville Urbanismo você encontra cultura e a história dos principais nomes da arte, do design e da arquitetura do Brasil e do mundo. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha. Para saber mais sobre a Fundação Alphaville, acesse: www.fundacaoalphaville.org.br.

 

 


ERRATA: em tempo, informamos que a imagem utilizada neste artigo é uma foto feita pelo fotógrafo Albari Rosa da Silva para o Jornal Gazeta do Povo e publicada na matéria “Lerner completa 80 anos com legado controverso na política“.