Está construindo a casa dos seus sonhos? Não deixe de escolher com cuidado as suas janelas! Para cada ambiente é necessário levar em conta algumas coisas além da estética, como a incidência de luz e a ventilação no ambiente, por exemplo. Além de bonitos esses elementos também precisam ser funcionais para agregarem valor à sua construção.

Os ambientes da casa não precisam ter o mesmo padrão de janela, isso, na verdade, é um dos grandes mitos da construção. Abaixo, separamos, por ambiente, qual tipo de janela é a mais adequada para o seu projeto.

Sala de Jantar

 

Espaços de convivência e grande circulação de pessoas precisam sempre de ambientes iluminados e arejados. Para a sala de jantar uma janela maior, de madeira, blindex ou alumínio é o ideal, mas mais importante que o material é a dimensão da janela escolhida, que vai garantir um local muito mais agradável para a família.

Quartos 

 

Os quartos não são, necessariamente, utilizados apenas para o descanso. É importante que a janela desses ambientes seja capaz de controlar a luminosidade para os estudos, para a convivência e também para garantir que o local esteja sempre bem arejado: o uso de uma persiana interna é um excelente recurso para garantir isso. É importante ressaltar que a incidência de luz também afeta a qualidade do nosso sono. A pesquisadora brasileira Mariana Figueiredo afirmou, em matéria para a BBC que a luz é o fator que diz ao nosso cérebro quando é hora de parar de produzir melatonina, o hormônio que nos faz dormir. Luzes artificiais, como as utilizadas para iluminar a rua ou a dos dispositivos eletrônicos, por exemplo, afetam esse ciclo no nosso cérebro, que acaba demorando para pegar no sono pois permanece estimulado. Logo, dormir sem interferências externas de luz é fundamental para dormir e também para acordar adequadamente. Além das janelas convencionais, outra ótima aposta para os quartos são as venezianas, que garantem ventilação constante, são esteticamente diferenciadas, de fácil manuseio e capazes de controlar as incidências externas facilmente.

Banheiros

 02

As janelas dos banheiros devem ser discretas. A opção mais indicada para estes ambientes são as pequenas, instaladas em lugares altos e de preferência com vidros foscos. Outra opção interessante para esse ambiente são as basculantes, que possuem uma abertura ampla que facilita a limpeza.

Cozinhas e corredores

Para as cozinhas, o ideal são janelas de correr, mais fáceis de limpar e de ampla abertura. Normalmente feitas de aço ou alumínio, esses modelos são ótimas escolhas para garantir uma boa iluminação, além de serem resistentes e adaptáveis a diferentes projetos.

Os materiais

As janelas no Brasil são em sua maioria feitas de alumínio, madeira ou PVC. As janelas de madeira e PVC oferecem melhor vedação térmica e acústica que as de metal, mas as de madeira pedem mais cuidado na manutenção e não são ideias para ambientes muito úmidos. Janelas de metal não são as melhores em vedação, mas possuem um custo mais baixo e exigem menos cuidados.

As medidas

Não existe uma regra definida para a medida de janelas, mas os modelos mais encontrados nos projetos seguem as seguintes medidas:

– Banheiros: 0,60 m x 0,60 m

– Quartos e salas: 1,20 m x 1,20 m

– Cozinhas: 0,60 m x 0,80 m

Aqui no blog da Alphaville Urbanismo você encontra tudo sobre decoração e arquitetura, além de muitas dicas para os seus projetos. Fique ligado! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha. Para saber mais sobre a Fundação Alphaville, acesse: www.fundacaoalphaville.org.br.