Existem mais curiosidades sobre o conceito de urbanismo do que pressupõe nossa vã filosofia arquitetônica.

Afinal, de onde será que surgiu a ideia de pensar nas cidades como “um todo”? Confira a resposta para essa pergunta e mais algumas curiosidades sobre esse tal de conceito de urbanismo.

1. A história do urbanismo como conceito
A história do urbanismo começa no final do séc. XIX e a maior parte dos teóricos concorda que seu nascimento foi uma consequência do êxodo rural: como muitas cidades sofriam com o aumento populacional naquela época, problemas habitacionais começaram a surgir na mesma medida que a revolução industrial avançava.

Ou seja: as cidades, agora com novas pessoas, precisavam se reinventar antes que se tornassem inabitáveis.

Apesar de ter toda essa idade, o conceito de urbanismo só foi materializado mesmo em meados do século XX, sendo a Teoria General de la Urbanización (do engenheiro Ildefonso Cerdá) e a publicação Bulletin de la Societé Geographique (publicado na França) as principais fontes apontadas como as pioneiras na abordagem do tema.

2. Urbanismo não é só sobre as cidades
Embora no início da história do urbanismo o conceito tivesse surgido para corrigir aspectos físico-territoriais, o contexto contemporâneo pede uma demanda cada vez maior de incluir as necessidades, ideias e desejos das comunidades dentro de cada planejamento. Afinal, o espaço urbano se reinventa constantemente a partir das ações coletivas, o que torna as pessoas – e não exatamente as “cidades” – protagonistas de qualquer projeto.

 

ben-blennerhassett-336486-unsplash                    (Créditos: Ben Blennerhassett  / Unsplash)

3. Esse assunto não é importante apenas para arquitetos e engenheiros.
Uma vez que as pessoas estão no centro do urbanismo, é claro que esse assunto não poderia ser importante apenas para quem trabalha com isso: qualquer indivíduo interessado nos rumos de seu bairro, comunidade, cidade ou país pode se envolver ativamente na causa, basta participar de associações ou acompanhar agendas de organizações estatais que apoiem seus interesses (como organizações por mobilidade urbana ou ideias de sustentabilidade, por exemplo).

4. Além do urbanismo “clássico”, existe o urbanismo sustentável.
O urbanismo sustentável é um conceito que reforça a necessidade do desenvolvimento sustentável e planejado por diferentes pontos de vista: econômico, ambiental e humano.
Dessa maneira, o urbanismo sustentável não leva em conta apenas se determinada região oferece boa estrutura populacional, mas também de o meio ambiente estar sendo resguardado, se o projeto é economicamente viável e assim por diante.

 

Quer saber mais sobre nossos projetos de urbanismo sustentável? Entre em contato ou acesse nosso site.

Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: Facebook e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.