Com o objetivo de estimular o protagonismo social das regiões em que atua, a Alphaville Urbanismo deu início e investe em mais um projeto social, desta vez com foco no Reaproveitamento Artesanal de Junco, ministrado pelo Movimento Onda Limpa em Cancelas, área rural de Monte Gordo, em Camaçari (BA). O programa é exclusivo para mulheres e tem como objetivo capacitá-las tecnicamente, ensinando o beneficiamento da vegetação que é extraída das lagoas da região, incluindo a área de construção do residencial Alphaville Guarajuba, além do tratamento, confecção do artesanato, design dos produtos e acompanhamento do grupo produtivo


blog-alphaville-texto+imagem


Com o ensinamento do ofício e, consequentemente, gerando oportunidade de renda ao grupo, foi feita uma parceria com o Movimento Onda Limpa e com o Centro Público de Economia Social da Bahia (CESOL). A entidade acompanhará o grupo e ajudará no aperfeiçoamento, especialmente no ensino teórico, e futuramente auxiliará na comercialização dos produtos. Com isso, o artesanato preparado poderá ser vendido nas lojas da CESOL em shoppings e feiras de Salvador e região metropolitana, tais como Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping. 



A proposta de lançar um projeto como este surgiu com objetivo de gerar oportunidades de renda para um grupo de mulheres de uma zona carente. Algumas das participantes já são artesãs e agricultoras, mas nenhuma delas utilizavam o junco para fins artísticos. A proposta também está baseada em resgatar a cultura local, uma vez que, antigamente, essa vegetação era muito utilizada na região para confecção de artesanatos. Podemos afirmar que, atualmente, os resultados são bem satisfatórios e elas estão empolgadas com o projeto“, afirma Pérola de Souza Veiga, engenheira ambiental da obra do Alphaville Guarajuba. 
 


O artesanato feito a partir das fibras do junco já foi muito popular no passado, especialmente na década de 70. As plantas atingem em torno de 1,50 de altura, no entanto, apenas 10% são aproveitados para o artesanato após o processo de secagem. Posteriormente, o vegetal é separado para o processo de tear, em que ele é penteado e aparado nas extremidades. A partir disso, é possível manuseá-lo para decorar ambientes e criar diversos objetos, tais como carteiras, bolsas, vasos e outros itens decorativos.


blog-alphaville-texto+imagem2


 

As oficinas para a criação desses objetos estão sendo realizadas na Associação de Agricultores e Piscicultores de Cancelas, e tiveram início em novembro de 2021. A previsão de encerramento é junho deste ano, quando completará 128 horas de duração. O programa é dividido por fases, que vão desde a capacitação técnica para o aproveitamento do junco e design de produtos, até prospecção, controle de qualidade e engajamento do grupo produtivo.  

Além disso, o projeto vai além do ensino do ofício. As participantes aprenderão sobre: economia solidária, que propõe colaboração e solidariedade para que as relações entre empresas e pessoas possam ser mais justas dos pontos de vista econômico e social; economia circular, que se baseia em um melhor desenvolvimento econômico a partir do aproveitamento dos recursos naturais locais; além do empreendedorismo feminino e social, responsabilidade cidadã e manejo sustentável. A ação também faz parte de uma tentativa de resgate da tradição e cultura local.