Você já deve ter visto por aí centenas de referências de quartos infantis com uma cama bem rente ao chão, no estilo “cabana”, não é mesmo? O que você não sabia é que apesar de lindo, esse elemento faz parte do estilo Montessoriano e também é bastante funcional e educativo.

Mais que esteticamente bonito, o quarto Montessoriano é um ambiente pensado para bebês, e não para os adultos. Essa é a principal premissa da metodologia de ensino, que leva o mesmo nome, criada pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907.

02

O método prioriza a autonomia da criança e o aprendizado por meio da experiência. Ou seja, no ambiente, tudo deve estar na altura dos bebês para que eles brinquem, toquem, explorem e sejam estimulados a se desenvolver de forma segura, explorando o espaço.

03

O colchão no chão, por exemplo, oferece maior liberdade para movimentação, permitindo que os pequenos deitem e se levantem quando quiserem. Outros elementos também são marcantes nesse tipo de quarto; como a inserção de um espelho, para que a criança aprenda a reconhecer a si mesma; uma barra de madeira afixada a parede, para facilitar a movimentação das pernas e estimular os primeiros passos; tapetes felpudos no chão, para ampliar as experiências sensoriais e permitir brincadeiras com mais conforto e objetos como brinquedos, seguros claro, sempre dispostos ao alcance das mãos, em armários baixos.

No blog da Alphaville Urbanismo, encontramos diferentes dicas para decoração e harmonização de ambientes infantis e outros cômodos. Continue nos acompanhando! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.