O time de Meio Ambiente recolheu, durante um programa de resgate à fauna realizado em março, um ouriço preto, espécie ameaçada de extinção. O recolhimento, que aconteceu na região de Três Praias, Guarapari (ES), na área do residencial Alphaville Três Praias, faz parte do Programa de Monitoramento do Ouriço Preto, para o qual foi contratada a consultoria ambiental Foco Ambiente, e é aprovado pelo órgão licenciador Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). 


blog-alphaville-texto+imagem

 

Após resgatado, o animal foi solto em uma área de conservação, localizada no Parque Municipal Morro da Pescaria e será monitorado pelos próximos dois anos por meio de uma coleira eletrônica. Posteriormente, ele deverá retornar ao seu habitat natural. O roedor é uma fêmea, adulta, com pouco mais de 1,6kg, e pode-se estimar que tenha cerca de um ano e meio, pois ainda não chegou em seu tamanho máximo.  


“Estamos muito felizes com o resgate do animal que está na lista da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção há pelo menos 20 anos. Isso representa o sucesso do programa que em apenas nove meses conseguiu resgatar um animal extremamente raro”, afirma Thais Protta Campos, engenheira ambiental das obras do complexo Alphaville Três Praias.  


blog-alphaville-texto+imagem.png2


Os programas de resgate à fauna realizados nesta mesma área já encontraram mais de 1.200 animais em oito meses, tais como urubu, variadas espécies de cobra, sapo e ouriço amarelo, por exemplo. Todos eles foram soltos no Morro da Pescaria.