Nunca as plantas para ambientes internos estiveram tão em alta para compor a decoração dos ambientes. Protagonista nos designs mais modernos, a tendência urban jungle, ou floresta urbana, tem dominado os feeds do Pinterest e Instagram e trazido uma possibilidade simples, fácil e acessível de tornar qualquer espaço mais aconchegante e próximo da natureza.

Com essa tendência, a busca por plantas para interiores que sobrevivam com poucos cuidados em ambientes fechados tem aumentado muito. Entretanto, mais importante que saber o que fazer para cuidar do seu jardim, é saber o que não fazer para manter sua micro floresta sempre saudável e sem grandes problemas. Separamos 5 dicas simples para adotar a tendência urban jungle sem stress e da forma mais adequada para os ambientes.

Se você é amante da NATUREZA e gosta de um ambiente mais harborizado para viver, CONFIRA o nossos empreendimentos!

1 – Evite colocar plantas no quarto

Quando dormimos, por conta da nossa respiração, liberamos uma quantidade bastante alta de dióxido de carbono, o CO2. Esse componente eleva a atividade das plantas, que, naturalmente, fazem a troca do CO2 do espaço pelo oxigênio. Como não há luz solar, as plantas permanecem trabalhando e assim como esse é o seu momento ideal para o nosso descanso, também deveria ser a hora das plantas não realizarem mais nenhuma atividade. Qualquer tipo de vegetação que vive em quartos se desgasta mais e tende a morrer, mas uma boa alternativa são as plantas secas, como galhos ou flores – elas deixam o ambiente estiloso e não sofrem com as condições adversas.

 

2 – Cuidado com o excesso de água

Você sabia que as raízes precisam respirar? O excesso de água faz com que essa parte das plantas apodreça, então é muito importante saber a frequência e a quantidade de água que sua espécie precisa e respeitar esse limite. Nesse link, da revista Casa e Jardim, seguem também algumas dicas de como regar suas plantas corretamente.

 

3 – Não deixe as plantas muito expostas ao vento

O vento desidrata a planta mais rapidamente e, consequentemente, as folhas ficam secas e com uma aparência bastante desgastada. Se na sua casa a ventilação é intensa, busque plantas que tenham os chamados tecidos coriáceos, de folha mais gordinha, como a babosa e o lírio da paz. Com a folhagem resistente, essas plantas são capazes de armazenar mais água em sua estrutura. Para casas na praia, bromélias e chapéu-de-sol são melhores opções, porque são simples de implantar e mantêm-se vivas com menos cuidados nas adversidades climáticas do litoral.

 

4 – Não deixe as plantas desprotegidas do sol

Até as plantas que gostam (As plantas de sol que se dão bem em…também precisam de momentos de sombra) de sol e se dão bem em ambientes quentes precisam de momentos de sombra. Observe o local onde suas espécies estão alojadas e mantenha sempre todas regadas corretamente. Assim como sol em excesso é nocivo para nossa pele, isso também acontece com as folhagens, que queimam e se desidratam com mais facilidade.

 

5 – Não deixe as plantas sujas

 

Já percebeu que plantas em ambientes fechados acumulam pó? As folhagens também precisam ser limpas e lavadas, pois o acúmulo de sujeira faz com que a fotossíntese não ocorra corretamente e as plantinha, antes tão saudáveis, morrem com o tempo. Para higienizar corretamente sua planta, passe um pano úmido com sabão neutro nas folhas e deixe secar naturalmente.

Quer saber mais sobre os benefícios das plantas, espécies diferentes e dicas para mantê-las sempre saudáveis? No blog da Alphaville Urbanismo você encontra dicas de decoração, jardinagem e estilo de vida. Não deixe de nos visitar! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.