Você sabia que o mercado da arquitetura e do urbanismo nacional é, em sua maioria, composto por mulheres? Segundo pesquisa realizada no ano de 2017, o Brasil possui 144.089 arquitetos e urbanistas ativos e registrados no CAU. Dentre esses, 62% são mulheres e, 38%, homens e esse número tende a ser cada vez maior para o lado feminino se levarmos em consideração o cenário universitário atual.

Na faixa de até 30 anos, as mulheres representam 73% do total de arquitetos e urbanistas, ou seja, três em cada quatro profissionais são mulheres. E elas permanecem mostrando sua força em todas as faixas etárias, exceto acima de 60 anos, onde cerca de 64% dos arquitetos e urbanistas são homens. Vamos conhecer algumas brasileiras incríveis que fizeram história e marcaram presença no mercado com suas obras?

  1. Carla Juaçaba

Carioca, nascida em 1976, no Brasil, Carla Juaçaba coleciona diferentes projetos de destaque internacional, como a Casa de Santa Teresa, projeto indicado ao Prêmio Mies Crown Hall Americas. Em 2013 ela foi a primeira arquiteta eleita pelo prêmio ArcVision – Mulheres e Arquitetura.

Casa de Santa Teresa – Rio de Janeiro | Por Carla Juaçaba

 

 

  1. Carol Bueno

Carol Bueno é conhecida por seus projetos ousados e inovadores para o escritório franco-brasileiro Triptyque Arquitetura, no qual é sócia. É também a única representante brasileira (e mulher!) entre os ex-alunos da Ecole d’Architecture de Paris-La-Seineque. Com obras previstas para estarem concluídas em 2020, Carol assinará um incrível edifício feito 100% em madeira e um loft de 335 m2 que fica no Mirante Santander.

Loft Santander – Rio de Janeiro | Por Carol Bueno

  1. Lotta de Macedo Soares

Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, conhecia como Lotta de Macedo Soares, na realidade é parisiense, mas veio para o Brasil bastante jovem. Autodidata, reuniu ideias para implementar em terras brasileiras e conheceu sua companheira de vida, a poetisa americana Elizabeth Bishop. O Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, é sua principal criação – e também o maior aterro urbano do mundo.

Parque do Flamengo – Rio de Janeiro | Por Lotta de Macedo Soares

 

  1. Marta Moreira 

Marta é sócia do escritório MMBB arquitetos e já realizou projetos públicos e institucionais na área de edificações e urbanismo – como por exemplo o Sesc 24 Maio, desenvolvido em colaboração com Paulo Mendes da Rocha. A arquiteta também é professora e vice-presidente da Associação de Ensino Escola da Cidade.

Sesc 24 de Maio – São Paulo| Por Marta Moreira

Conheça os melhores profissionais da arquitetura e do urbanismo no Brasil e no mundo, acompanhe o blog da Alphaville Urbanismo! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.