Espaço modernos, bonitos, diferentes e funcionais não precisam ficar só dentro de casa. Se você ainda acha que um parque ou praça é aquele lugar antigo com coreto, igreja e sorveteria vai se surpreender com essa seleção de projetos ao redor do mundo que contam com mobiliário urbano moderno, iniciativas sustentáveis e uma vegetação que não só nos aproxima da natureza – mas nos traz uma visão diferente sobre design. Inspire-se e já coloque esses endereços no roteiro da sua próxima viagem.

 

1 – The Longest Bench | West Sussex, Reino Unido

© Studio Weave

Nosso primeiro lugar não é exatamente um parque, mas um espaço livre e cheio de personalidade ocupado por um enorme banco no Reino Unido. O mobiliário urbano foi construído pelo Studio Weave e possui 324 metros de comprimento, sendo capaz de abrigar até 300 pessoas sentadas. Situado no litoral de Littlehampton, o projeto contou com a ajuda de alunos de uma escola local para pensar conceitos e materiais, desde o formato ondulado e inusitado que acompanha toda a costa e até o uso das cores neon.

 

2 – Place des droits de l’homme | Tremblay-en-France, França

© 2003 – 2012 B+C Architectes sarl

Construída em um bairro que surgiu nos anos 80 na cidade de Tremblay-en-France, na França, a Praça dos Direitos Humanos ocupa um espaço de 4 mil metros quadrados. O local possui iluminação em LED, mini hortas e sistema de captação e aproveitamento de água.

 

3 – Lungolago Di Lesa | Lesa, Itália

foto03

© Stefano Santambrogio

O parque Lungolago é uma forma geométrica e suntuosa construída ao longo do lago di Lesa, no norte da Itália, formando uma espécie de calçadão contínuo. Como um espaço público, o projeto segue as regras do Ministério do Meio Ambiente do país, que estabelece que pelo menos 30% de seu material de construção seja de origem reciclável, entre eles aço e granito.

 

4 – Lentspace | Nova Iorque, Estados Unidos

© Interboro

O Lentspace foi construído em Nova Iorque para ocupar um ocioso terreno enquanto o projeto final não se estabelece no local. Além de um parque para convivência, o local também abriga eventos, exposições e possui uma série de viveiros para plantas. Há ainda um enorme muro móvel de madeira que, ao ser aberto em diferentes ângulos, se transforma em um painel interativo.

 

5 – Piazza di Vittorio | Nichelino, Itália

© Alami

A praça Piazza di Vittorio faz parte da revitalização da região central da cidade de Nichelino. A ideia era levar modernidade ao tradicional, destacando as estruturas metálicas e enfatizar a arquitetura ao redor – que conta com obras clássicas como a Câmara Municipal e a Igreja da Santíssima Trindade.

 

6 – Metropol Parasol | Sevilha, Espanha

©mirsasha

Projetado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann, o Metropol Parasol possui 150×70 metros de largura e 26 metros de altura, sendo considerado a maior estrutura de madeira do mundo. A obra consiste em seis guarda-sóis com a forma de cogumelos, cujo desenho se inspira nas abóbadas da catedral de Sevilha e das árvores típicas da praça Cristo de Burgos, elementos importantes na arquitetura da Espanha.

 

Gosta de dicas de lugares diferentes e que possuam um bom design? Continue acompanhando nossas publicações. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.