O Brasil é um país cheio de oportunidades – e a equipe da Fundação Alphaville, sabe muito bem disso. A organização sem fins lucrativos, que tem a Alphaville Urbanismo como principal mantenedora, já realizou mais de 210 projetos por todo o país, que contaram com a participação direta de mais de 400 mil pessoas em 18 anos de atuação – e não devem parar tão cedo. Com metodologia própria de atuação, que considera o fortalecimento dos ativos locais para a promoção do desenvolvimento comunitário, a Fundação Alphaville contribui com o desenvolvimento de pessoas e comunidades na busca por cidades mais sustentáveis.. Listamos abaixo 3 projetos, de diferentes regiões, que contaram com a atuação da Fundação Alphaville e tiveram resultados percebidos a curto, médio e longo prazo. Vamos conferir?

 

NORDESTE

Feira de Santana (BA) – O desenvolvimento que vem da tradição

O Distrito de Ipuaçu, localizado na zona rural da cidade de Feira de Santana, tem sua história escrita no campo. Espaço de agricultura familiar, vinha perdendo o encanto das novas gerações: as escolas da região, com educação urbana, possuíam o desafio de estruturar o processo de educação que fizesse sentido às histórias do bairro, com a valorização da cultura rural, os seus valores e saberes. Além disso, existia uma grande preocupação da comunidade escolar em desenvolver tecnologias capazes de aumentar a produtividade da comunidade rural.

Para solucionar estes pontos, uma parceria entre a Fundação Alphaville, a Escola Agrária e a Prefeitura local, desenvolveu a Horta Escolar Comunitária, com base nos preceitos da permacultura e em metodologias de educação para a sustentabilidade. O projeto cumpre o papel de ser um laboratório de novas tecnologias que auxiliem a vida da comunidade rural e aumentem a sua capacidade de produção. Com a implantação da horta, mais de 350 famílias já foram beneficiadas, e a produção tende a crescer, porque já está nos planos dos pequenos agricultores que compreendem a importância desse papel e novas maneiras de desempenhá-lo.

“Os professores conseguiram identificar que a horta era o melhor espaço para unir a sala de aula com o campo. E isso fez toda a diferença”.

Débora Silva, coordenadora de projetos sociais da Fundação Alphaville

 

SUDESTE

Barueri (SP) – Marcenaria Unindo Forças: do problema à oportunidade 

Barueri é um município brasileiro no estado de São Paulo. Com cerca de 250 mil habitantes é uma região bastante desenvolvida, que, constantemente traz novos negócios e estimula iniciativas. O descarte inadequado de paletes e a fumaça oriunda da sua queima em um terreno baldio era algo que incomodava a lavadeira Jordânia. A foligem sujava suas roupas limpas no varal e o forte cheiro de queimado se espalhava por todo o bairro – foi aí, então, que ela teve a ideia de dar um fim melhor a esses dejetos.

Mobilizando cerca de 20 moradores, em sua maioria mulheres que não encontravam oportunidades de emprego no mercado formal, Jordânia contou com o apoio da prefeitura e em um galpão, as mulheres passaram a produzir e vender casinhas de cachorro com esse material. A Fundação Alphaville, quando tomou conhecimento do potencial dessa organização local, notou que apesar do espaço estar funcionando com certa organização, faltava ainda documentação legal, profissionalização e ferramentas que contribuíssem com a gestão do grupo, para que a produção atingisse outro nível a iniciativa se transformasse em um negócio de sucesso.

Com o apoio da Fundação Alphaville e parceiros, de casinhas de cachorro, a Cooperativa Unindo Forças passou a produzir uma série de móveis e artefatos de madeira. Dez anos depois do início dessa parceria, a Cooperativa, além de proporcionar uma melhora significativa na autoestima da comunidade, gera uma renda média mensal de R$ 1.200 para seus 11 cooperados e possui uma parceria com grandes parceiros, entre eles a loja Tok&Stok, que revende seus produtos em todo o país.

Além das atividades da cooperativa, o grupo hoje compartilha seus conhecimentos com outros projetos locais, e redireciona as sobras de sua produção para outros parceiros, reduzindo a geração de resíduos e contribuindo com a ampliação da economia do bairro.

“O grande desafio de um grupo de geração de renda são pessoas tão diferentes, como vinagre e óleo, que não se juntam, e tem que se juntar para trabalhar, para sobreviver, porque a necessidade era uma só. E apesar dos conflitos do dia-a-dia, a gente começou a ver que tudo o que a gente aprendeu foi acontecendo. Tem que acreditar.”

Jordânia Pereira, Idealizadora da cooperativa Unindo Forças

 

CENTRO-OESTE

Senador Canedo (GO) – Programa Jovem Sustentável Aprendiz: da punição para um novo caminho

O município de Senador Canedo, localizado na área da Grande Goiânia, possuía um desafio. Um  número crescente de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e poucos espaços efetivos para seu cumprimento de modo que reduzisse sua reincidência, faziam com que a violência na cidade estivesse em uma crescente. Com olhar pautado em encontrar soluções, o Ministério Público do Estado de Goiás, Poder Judiciário e Prefeitura Municipal firmaram uma parceria com a Fundação Alphaville pela formatação de um projeto que pudesse estimular esses adolescentes a buscar um novo curso de vida. Nasceu então o Programa Jovem Sustentável Aprendiz.

Pautado no Jovem Sustentável, programa da instituição já presente em 05 estados do país e com reconhecimento nacional, o PJS Aprendiz trouxe a cerca de 40 adolescentes a oportunidade de ingressarem em uma sala de aula diferente. Por intermédio de ferramentas como a Programação Neurolinguística, Sustentabilidade Integral e Cidadania Digital, os adolescentes passaram por uma formação que possibilitou a transformação de seus valores sociais e sua inserção profissional em empresas parceiras do projeto.

Das duas turmas formadas, 70% dos jovens já estão trabalhando, e a taxa de reincidência em infrações caiu de cerca de 90% para 16,5% no grupo atendido pelo programa. A terceira turma do projeto está atualmente em andamento e conta com a participação de novos jovens que apostaram no trabalho como forma de buscar um novo sentido para suas vidas.

Minha vida antes era sem alegria, sem otimismo. Eu era sozinho. Conhecendo esse curso em compartilhei muitas coisas com a minha mãe, com meu pai, com meus irmãos. Modifiquei muita coisa lá em casa. Agora é só alegria e felicidade, para poder correr atrás dos meus sonhos”.

W.S. A., jovem participante da primeira turma do PJS Aprendiz

Fique sempre por dentro dos nossos projetos e iniciativas! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha. Para saber mais sobre a Fundação Alphaville, acesse: www.fundacaoalphaville.org.br.