Confira as principais etapas para planejar a construção de uma casa.Construir a casa própria é o sonho de muitas pessoas. E para que o projeto de sua casa possa sair exatamente conforme esperado, há algumas estratégias que podem ajudar. Reunimos aqui um passo a passo para auxiliar você a planejar a construção de sua casa dos sonhos.

O terreno, a matéria-prima do projetoTanto no sentido figurado quanto literal, o terreno é a base da construção. Na hora de comprar o seu terreno, alguns pontos importantes para avaliar vão além da disponibilidade, como segurança, privacidade, lazer e conveniência, bem como seu posicionamento em relação ao Sol e sua topografia em aclive ou declive que, se pensados desde o início do projeto, podem ajudar a deixar a sua casa com muito mais personalidade.Além disso, em um projeto horizontal há muito mais liberdade para criar do que em um apartamento, por exemplo. Com criatividade e profissionais qualificados, qualquer terreno pode ser aproveitado da melhor forma possível!

 

Após comprar seu terreno, o primeiro passo para começar a esboçar seu projeto é buscar inspirações dos estilos de arquitetura que você mais gosta: contemporneo, retrô, moderno, clássico. Dois tipos que estão em alta e que vale a pena você pesquisar são o industrial e o escandinavo. Revistas de decoração, sites e o Pinterest também são ótimas fontes de referências para achar o que procura e definir qual arquitetura realmente o agrada.


Conte com ajuda profissional Escolha profissionais/projetistas de confiança e, junto com eles, defina o tamanho e quantidade dos cômodos, pavimento e outros fatores. Eles serão responsáveis não só pelo projeto arquitetônico, mas também pelo projeto elétrico, hidráulico, luminotécnico, e outros que forem necessários. Ou seja, a elaboração de um projeto e construção de uma casa é uma atividade multidisciplinar e quanto mais profissionais especializados, como arquitetos e engenheiros, puderem participar elaborando um cronograma físico-financeiro, que auxilia o cliente a entender o orçamento do projeto, melhor. Por exemplo, para a área externa, o ideal é contratar um paisagista, que poderá auxiliar na melhor forma de ocupar e projetar, aproveitando toda a área de sua casa.Criamos um vídeo sobre o assunto lá no nosso Canal Alpha no YouTube sobre “Como iniciar o projeto da sua casa: https://www.youtube.com/watch?v=OOXNZTb1FFU&list=PL1XPr_AUHd59h-EiN0kHKucOfSo-sOPSE”

Evite atrasos na obra Também é importante ter em mente que o atraso nas obras é uma das principais dores de cabeça que enfrentamos na construção de uma casa. Por isso, para evitar problemas, é necessário acompanhar a construção de perto e, junto da empresa ou profissionais contratados, determinar prazos e definir premissas do projeto. Com o exemplo da tabela a
baixo, vai ficar mais fácil de você se organizar e saber quais as etapas do seu projeto priorizar e os espaços que merecem mais esforços e atenção.
Gostou das dicas? Acompanhe mais sobre decoração no nosso Pinterest e lifestyle em nossas redes sociais: Facebook e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.